No dia 19/09, se comemora os 26 anos da Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde – SUS (Lei Nº 8.080/1990). Instituída em 19 de setembro de 1990, ela regula as ações e serviços de saúde em todo o território nacional e estabelece, entre outras coisas, os princípios, as diretrizes e os objetivos do SUS.
O SUS é o fruto de um intenso movimento que se iniciou na década de 70 em defesa da Reforma Sanitária no Brasil. É uma conquista da sociedade brasileira. De acordo com a diretriz da Constituição de 1988, a Saúde é um direito de todos e um dever do Estado. O SUS tem desta forma, o objetivo de promover, proteger e recuperar a saúde, garantindo atenção qualificada e contínua aos indivíduos e às coletividades, de forma equitativa.
A Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/1990) lançou a campanha para os Conselhos de Saúde Estadual e Municipal comemorar os 26 anos do SUS, promovendo atos e mobilizações em defesa da saúde pública brasileira que reafirmem o direito a um SUS público, gratuito e universal.
Aqui em Guajará Mirim uma manifestação pacífica foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde. O evento deu inicio às 09hrs15m em frente ao prédio do Hospital Regional no qual diversos representantes marcaram presença, dentre eles, o Sindicato dos Trabalhadores na Saúde do Município, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia, o Conselho Regional de Farmácia, alunos e professores da Escola Simon Bolívar e Durvalina Estilben de Oliveira, cursistas do SIM MAIS CURSOS e candidatos municipais.
A situação do Hospital Regional, o Artigo 196 da Constituição Federal de 1988 no qual visa garantir mediante políticas sociais e econômicas a redução do risco de doença e de outros agravos e a PEC 241 que em síntese este “novo regime fiscal” pretende fixar limite à despesa primária dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para cada exercício e pelos próximos 20 anos, foram alguns dos assuntos discutidos na mobilização.
O movimento pacífico foi finalizado por um abraço coletivo no Hospital Regional por aqueles que marcaram presença no importante evento. Durante o ato, foi cantado o Hino Nacional, em seguida foi repetido em coro pelos participantes: “SUS somos nós, nossa força e nossa voz!”
Em entrevista com o Conselheiro Municipal de Saúde Ricardo Bouez, ele ressalta sobre a manifestação no município guajaramirense
Fonte: Radio Educadora
Nenhum comentário: